Pesquisar este blog

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Omelete: para um lanche rápido

Devo adimitir que ovo não é uma comida que frequenta meu cardápio semanalmente, mas as vezes, ao abrir a geladeira, tudo que encontramos são ovos, um pedaço de queijo querendo mofar, meia cebola e alguns poucos temperos. Pra esses dias, ou para aqueles em que vc está com preguiça de pensar no que comer, uma omelete é a solução. Se vc for como eu, e gostar da gema do seu ovo dura, talvez vá torcer o nariz na hora de ler o modo de preparo, mas prometo que não fica nada de gema mole no final, e o sabor é delicioso...


Omelete para 1 pessoa

2 ovos
1 gole de leite (uns 30 ml)
1 ponta de colher de chá de sal
1 ponta de colher de chá de páprica picante ou pimenta do reino
1/4 de cebola cortada em tiras finas e depois em quadradinhos
5 folhas de manjericão esmiuçadas à mão (mãe ensinou que não pode ser na faca, sei lá pq)
uma mão quase cheia de queijo prato, mussarela ou queijo padrão ralados
uma ponta de colher de sobremesa de manteiga

Quebre os ovos em um prato de sopa e bata com um garfo para mistura-los até fazer uma pequena espuminha. adicione o leite, sal e pimenta e bata mais um pouco. acrescente a cebola e o manjericão e misture tudo. coloque a manteiga numa frigideira média e despeje a mistura de ovo quando ela derreter. ABAIXE o fogo pra não queimar... rode a panela um pouco para que a mistura preencha todo o fundo da panela. cubra com uma tampa (pode ser de outra panela) e aguarde 2-3 minutos. retire a tampa e observe que o ovo está com consistencia, mas talvez ainda esteja líquido na superfície. Nessa hora, coloque o queijo ralado por cima, e cubra novamente por 1 minuto. retire a tampa, descole do fundo a omelete e dobre ao meio (mesmo que ela esteja um pouco mole e vaze para os lados, prometo que vc não vai comer nada cru). agora é só deixar 1 minuto de cada lado e pronto! Omelete fresquinha e deliciosa. Vc pode inventar o recheio que quiser ( presunto, tomate, espinafre) e também misturar pimenta dedo de moça ou pimetões; também serve de café da manhã. use sua criatividade, ou o que tiver na geladeira!

Comer, Cozinhae e Viver... Sempre!

Um comentário:

  1. thais! eu acho que sei pq não se pode cortar com a faca.... nenhuma folha verde deve ser cortada com faca de aço, pois murcha a folha pela oxidação! é por isso que a maioria dos cortadores e utensilios de saladas( saladeiras...) sõa de madeira!!
    beijos

    ResponderExcluir

Contador de visitas
Contador de visitas