Pesquisar este blog

domingo, 4 de abril de 2010

Sal- entendendo como usar

Conversando com meu primo sobre o blog ele sugeriu que eu escrevesse menos como um livro de receita e mais como uma conversa de dia a dia (agora sem hífen). Então pensei sobre o que escrever e me veio o sal. quantas vezes lemos numa receita: sal a gosto. mas quanto é isso? quantas vezes não salguei a água do macarrão tão exageradamente que era impossível provar a massa? tenho uma regrinha prática que funciona na maioria das vezes, para qualquer alimeto. aí vai:

Para um prato para 5 pessoas: uma ponta de colher de sopa de sal
Para 2 pessoas: uma ponta de colher de sobremesa de sal
Para 1 pessoa apenas, uma ponta de colher de chá de sal

o que eu quero dizer com uma ponta? seria como dividar a colher em 4 partes e usar o primeiro quarto, num montinho não muito exagerado que só de mexer a colher já cai pra fora e nem tão plano que não pareça uma folha de papel. Talvez vc precise testar algumas vezes pq eu gosto de sal, mas vc pode gostar menos. outro detalher é uma "pitada de sal". se vem assim na receita, eu coloco os três dedos da pinça (polegar, indicador e médio) afundados no sal até o meio da ponta dos dedos. aí abro os dedos sobre a comida e o que cair tá bom. o que ficar preso nos dedos vai para a pia. isso geralmente basta.
Como eu disse essa regra vale quase sempre pra tudo o que faço, mas as vezes vem alguém que gosta mais de sal para jantar, então é bom colocar um saleiro à mesa...
Comer, Cozinhar e Viver... Sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas
Contador de visitas